EISA


No EISA, Encontro Internacional Saúde com Arte, encontramo-nos para reflexão e formação em torno do papel da arte na saúde e bem-estar das pessoas e suas comunidades. Promovido pela SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos, tem no som e na música os seus principais eixos de trabalho, ainda que se alargue a outros meios e expressões artísticas. Na presente edição, atendendo a alguns projectos SAMP mais recentes, abre-se espaço a uma temática mais ampla, que extravasa os habituais meios e territórios de saúde, a da música com e na comunidade. Conscientes do crescente número de projectos e profissionais envolvidos nesta nova corrente de práticas artísticas, um dos dias do encontro foi aberto a alguns dos programas europeus mais emblemáticos, como os serviços da Philharmonie Luxembourg ou o programa Partis da Fundação Calouste Gulbenkian.

No âmbito específico da saúde o EISA foca-se nos estados terminais e cuidados paliativos, sendo a conferência de abertura realizada pelo professor e musicoterapêuta catalãoAntoni Aceves Diaz.  

Para além das comunicações que decorrem durante as manhãs, teremos oficinas em cada uma das tardes dinamizadas por alguns dos oradores convidados, mas também intervenções práticas lideradas pela equipa do Núcleo Saúde com Arte SAMP. Na noite do encontro terá lugar o já clássico momento performativo, envolvendo profissionais de saúde e das artes no Hospital de Santo André.


Destinatários:
O EISA é dirigido a todos os profissionais com interesse nas relações arte-saúde-comunidade. Artistas, musicoterapeutas, educadores e professores de ensino especial, profissionais de saúde, assistentes sociais e animadores socioculturais. Está igualmente aberto a estudantes e público em geral.